Dia Internacional do Voluntário - Você se doa e ganha muito mais!
05 dez
Você doa seu tempo, sua atenção, seu carinho e, em recompensa, ganha a satisfação de fazer o bem ao próximo e ao mundo em que vive.O que é o Voluntariado?
Voluntariado é um conjunto de ações sociais e comunitárias, realizadas de forma desinteressada por pessoas, através de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.
O voluntário é uma pessoa que se compromete a desenvolver determinadas ações, dentro das suas próprias capacidades e no seu tempo livre, a favor de outros. A ONU define o voluntário como: “o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos.”
Seja um Voluntário! Você doa seu tempo, sua atenção, seu carinho e, em recompensa, ganha a satisfação de fazer o bem ao próximo e ao mundo em que vive.
Sugestões de ações que você pode fazer todos os dias para tornar a nossa rua, o nosso bairro, a nossa cidade um lugar melhor:
- Organizar ou participar de campanhas de doação de livros e de materiais didáticos para instituições e bibliotecas.
- Fazer e manter uma biblioteca alegre e acolhedora, e mostrar que a leitura é um prazer.
- Participar do Conselho Escolar e acompanhar o desempenho da escola.
- Organizar aulas de reforço escolar para estudantes com dificuldades de aprendizagem.
- Atuar como capacitador voluntário, promovendo orientação profissional para os pequenos negócios do bairro.
- Fazer uma horta caseira e incentivar os vizinhos e as escolas do bairro a fazerem o mesmo.
- Fazer, apoiar e divulgar/replicar campanhas para mostrar: como as vacinas protegem o bebê; Como a higiene pode evitar algumas doenças; Nutrição adequada para o bebê; Importância do aleitamento materno.
- Fazer, apoiar e divulgar/replicar campanhas sobre: Planejamento familiar; Prevenção do câncer de mama e de colo de útero; Gravidez de risco; A importância do exame pré-natal; Nutrição da mãe e aleitamento materno.
- Incentivar e realizar oficinas educativas para gestantes.
- Fazer campanhas de informação, mobilização e prevenção à Aids e de outras doenças epidêmicas.
- Doar sangue periodicamente aos hemocentros e estimular que outras pessoas o façam.
- Plantar árvores.
- Implementar a coleta seletiva nas escolas, no condomínio ou no bairro e divulgar o benefício de produtos biodegradáveis ou recicláveis.
- Realizar mutirões de limpeza e rearborização de praças, rios e lagos.
- Participar de projetos sociais para construção de cisternas e casas com esgotamento sanitário para famílias de baixa renda, em áreas urbanas ou rurais.
- Promover ações voluntárias na comunidade, contribuindo para o desenvolvimento urbano e para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.