09 jul
As lâmpadas mais usadas eram as incandescentes, que deixaram de ser fabricadas em 2015. As opões mais modernas são as lâmpadas fluorescentes e as Lâmpadas LED.
Durante muitos anos, as lâmpadas fluorescentes foram apontadas como a melhor escolha, por serem mais eficientes do que as incandescentes, mas havia, e ainda há, um grande problema: elas contêm mercúrio em sua composição, que definitivamente não é bom para o meio ambiente e para a saúde humana.
Mas o que fazer para descartar as lâmpadas fluorescentes corretamente?
Quando chega a hora de se desfazer das lâmpadas fluorescentes por qualquer razão, é imprescindível não joga-las no lixo reciclável, nem mesmo no lixo comum. Procure embalá-la bem em papel ou caixa de papelão, evitando o uso de sacos plásticos, pois elas podem quebrar e, além de poder causar cortes, corre o risco de o mercúrio ficar exposto.
O descarte de lâmpadas deve ser feito em locais específicos. Procure um posto de coleta em sua cidade (supermercados, farmácias e lojas de materiais de construção) que recebe esse tipo de lâmpada. Os materiais vão para a reciclagem, e o vidro e os metais são separados dos componentes químicos que podem ser reaproveitados na fabricação de filtros ou mesmo para produzir novas lâmpadas.
E se quebrou?
Fique atento! Antes de limpar a área, a primeira coisa a se fazer é retirar do local as crianças e os animais, além de não deixar que ninguém toque o material.
Ventilar o ambiente também é importante. Por isso, janelas e portas devem ser abertas o mais rápido possível. Para retirar os cacos, use luvas e os coloque em um saco plástico que possa ser lacrado para limpar os pequenos pedaços em pó. Use fitas adesivas e papel toalha umedecido para limpar os últimos resíduos que podem passar despercebidos. Depois leve tudo para o ponto de coleta para que seja dada a destinação correta.
Se a lâmpada fluorescente quebrou em cima de roupas de cama ou qualquer outro tipo de material que tenha contato direto com o corpo, esta peça não pode mais ser reutilizada, mesmo após lavagem! Ela tem que ser descartada, pois o contato com mercúrio já a inutilizou. No caso de se cortar com os cacos de vidro, procure assistência médica o mais rápido possível.
Como ser sustentável?
Trocar as lâmpadas fluorescentes por LED é a melhor opção.
Um dos pontos interessantes das lâmpadas LED é que nelas a energia consumida é transformada em iluminação, não em calor – portanto não há desperdício de energia. Para se ter uma ideia, uma lâmpada incandescente de 60 W corresponde a uma LED de apenas 4,5 W, ou seja, uma economia de 55,5 W/hora.
As lâmpadas LED têm ainda uma outra vantagem, desconhecida da maioria das pessoas: ela não oferece riscos à saúde. Como ela não emite radiação IV/UV, não há danos à pele, às plantas, aos animais nem objetos ou produtos que fiquem expostos. Ela não tem metais pesados em sua composição.
No entanto, o cuidado com o descarte deve ser o mesmo de qualquer outra lâmpada. Elas podem ser recicladas quase por completo, pois 98% de todo o material presente nas lâmpadas LEDs são recicláveis.
Faça parte de um mundo mais sustentável você também!
Fonte: https://www.ecycle.com.br