14 mai
Uma dica simples e fácil de aplicar ao dia a dia para ter uma vida mais sustentável é não descartar remédios no lixo nem no vaso sanitário!
Ao ser descartado no lixo comum, o remédio vencido ou sem uso é enviado a aterros sanitários ou lixões e, além de correr o risco de ser consumido por crianças ou adultos, catadores de reciclados, o produto se transforma no chorume, que penetra no solo e contamina os lençóis freáticos. Já quando descartado no vaso sanitário, ele se transforma em uma mancha tóxica que vai para o esgoto e contamina rios e mares ou volta no tratamento de água potável para consumo humano.
A melhor forma de descartar o remédio vencido ou sem uso é procurar por pontos de coletas próximos, em grandes redes de farmácias por exemplo, ou uma unidade de saúde que aceite os remédios e destina para as usinas de incineração diminuindo o volume dos resíduos e sua periculosidade.
Lembre-se, a mudança que queremos ver, começa com a gente!
Vamos mudar velhos hábitos e disseminar dicas de como ter uma vida mais sustentável para amigos e familiares! Muitas pessoas descartam medicamentos no lixo ou nas redes de esgoto por falta de informação, não por falta de opção.
Conte para amigos e familiares que existem pontos de coleta espalhados pela cidade para o descarte ambientalmente correto dos medicamentos vencidos ou postos de doação para os sem uso.