COLETA SELETIVA: IMPORTÂNCIA, BENEFÍCIOS E COMO FAZER
23 jul
A coleta seletiva é o método de otimização dos processos de destinação adequada dos resíduos. Resíduo é o “lixo” que ainda têm alguma utilização possível por meio da reciclagem ou reutilização e Rejeito é o “lixo” que não podem ser utilizados novamente.
A Coleta Seletiva é o primeiro e o mais importante passo para fazer com que vários tipos de resíduos sigam seu caminho para reciclagem ou destinação final ambientalmente correta, pois o resíduo separado corretamente deixa de ser lixo.
Como ser sustentável? Separar os resíduos dos rejeitos e enviar os resíduos para a reciclagem.
Os descartes tem que ser separados em recicláveis e orgânicos. Os recicláveis são coletados e chegam às cooperativas. O orgânico deve ser levado para aterros sanitários.
A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Dessa maneira possibilitamos o maior aproveitamento do resíduo, que antes era descartado e como consequência do seu não aproveitamento aumentaria a quantidade de lixo causando grandes problemas ambientais.
Existem alguns materiais que não podem ser reciclados e os mais conhecidos são:
Papéis não recicláveis: adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados.
Metais não recicláveis: clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas, latas de combustível e pilhas.
Plásticos não recicláveis: cabos de panela, tomadas, isopor, adesivos, espuma, teclados de computador, acrílicos.
Vidros não recicláveis: espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, lâmpadas, vidros temperados planos.
Materiais perigosos como pilhas e baterias, eletrônicos, medicamentos, óleo de cozinha, azeite, lixo hospitalar e lâmpadas, quando descartados incorretamente, poluem o solo, a água e às vezes até mesmo o ar de maneira significativa. Esses materiais tem descarte especial.
Benefícios da coleta seletiva:
Promove a consciência ambiental dos cidadãos
Evita a contaminação do solo e da água
Evita o desperdício dos recursos naturais não-renováveis
Promove a reciclagem (reaproveitamento de materiais)
Melhora a economia (diminuir custos de produção, geração de empregos, etc.)
Alivia e prolonga a vida útil dos aterros sanitários
Faça parte de um mundo mais sustentável você também!