check close

Artenge Construtora

Queda dos Juros Estimula o Mercado Imobiliário
2020-02-10

Queda dos Juros Estimula o Mercado Imobiliário

A Selic baixou novamente para 4,25%. O momento é bom para aquisição de imóveis. O diálogo é a chave.

O COPON anunciou a redução de 0,25% na Selic passando de 4,50% para 4,25%. Esta redução aquece o mercado imobiliário, um cenário para concorrência entre os bancos e queda nos juros para financiamento imobiliário. Mas atenção! As taxas e serviços extras cobrados pelos bancos variam muito e podem ser mais onerosas que as taxas de juros. Leve isso em consideração na hora de pesquisar o melhor banco para fazer seu financiamento.

Na hora de pesquisar é preciso diálogo. Conheça cada detalhe do empreendimento e outras opções. Não é só o preço e a localização que importam em um imóvel. Existem muitos outros fatores que irão influenciar na sua qualidade de vida. Use seu poder de negociação, pois as empresas estão mais flexíveis e com condições facilitadas de pagamento.

Conforme a Abrainc, a cada 1% de queda nos juros 2,5 milhões de famílias entram no mercado imobiliário, um aumento de 16% nas vendas. A queda da Selic estimula a queda de juros, pois os bancos podem regular suas taxas e gerar mais concorrência para que o consumidor busque a opção mais vantajosa.

Mas se por um lado a queda da Selic estimula o mercado imobiliário, por outro os investimentos com em ações, poupança, tesouro e títulos ficam mais prejudicados, com rentabilidade menor. É uma política expansionista, para injetar dinheiro na economia, estimular investimentos em imóveis, propriedades, carros, casas, etc.

A CBIC estima um crescimento de 3% no setor da construção civil em 2020, e uma criação de 150 a 200 mil novas vagas só neste setor. O setor público e privado estão com novos investimentos, é ano eleitoral e estão em andamento muitas obras públicas. Os estoques estão baixos e muitas construtoras estão aproveitando o momento para lançar novos empreendimentos, além dos investimentos industriais e comerciais.


Compartilhar

Comente

show Room