check close

Artenge Construtora

Planejamento Financeiro: A Chave para Adquirir um Apartamento
2019-10-11

Planejamento Financeiro: A Chave para Adquirir um Apartamento

Nem sempre é possível comprar um imóvel à vista. A maioria dos brasileiros recorrem ao financiamento para atingir este objetivo de vida.

O que todos têm em comum? Um bom planejamento financeiro para arcar com as parcelas que podem durar 30 anos. Para quem não tem uma poupança para a entrada pode ter ainda mais parcelas com parcelamento da entrada ou as parcelas da compra na planta. Se a alternativa é esta então é hora de começar a planejar.

Adquirir uma casa própria exige muita pesquisa, desde a região que você quer morar, até o tamanho do imóvel ideal para sua família. Mas se a casa dos seus sonhos ainda não cabe no seu bolso a solução é começar pela que cabe. Não vá dar um passo maior que a perna. Por isso é fundamental fazer um planejamento financeiro.

Ter sua casa própria é um investimento. Ela vai valorizar e no futuro você pode até dar como entrada para uma casa ainda melhor. Você poderá personalizar sua casa de acordo com suas necessidades, planejar e decorar tudo, fazer reformas e colocar acabamentos de primeira, pois estará valorizando o que é seu e proporcionando mais qualidade de vida para sua família.

Para o planejamento financeiro você precisará começar por uma organização nas despesas e receitas. Anote suas despesas em um caderno ou planilha para visualizar onde está indo seu dinheiro de forma que você possa economizar ou cortar despesas se forem necessários. Certifique-se que suas receitas são consistentes, que seu trabalho é estável ou que tenha outras opções se forem necessárias, pois ao adquirir um imóvel financiado você terá que arcar com estas parcelas por vários anos.

Se você não tiver uma poupança, somente organizar suas despesas não será suficiente. Você precisará avaliar seus custos e analisar o que pode ser reduzido para ter uma reserva para poupar ou investir. Se for necessário pode buscar por rendas extras para ajudar a atingir esta meta.

Agora que você estabeleceu que adquirir um apartamento é a sua meta, então estabeleça os objetivos que lhe ajudarão a atingir esta meta, como guardar dinheiro para documentação ou cortar despesas com fast foods.

Realizar um planejamento financeiro não é uma tarefa tão complicada. Exige um pouco de organização e dedicação. Para quem vive de aluguel é uma transição. Num dia você está gastando com o que não é seu. No outro você está investindo no que é seu, no seu futuro e no da sua família e com muito mais conforto, segurança e qualidade de vida.


Compartilhar

Comente

show Room