check close

Artenge Construtora

Lições do Sr. Toshio Imai (In Memorian) para Atravessar Crises e Superar Desafios
2020-05-07

Lições do Sr. Toshio Imai (In Memorian) para Atravessar Crises e Superar Desafios

Toshio Imai (in Memorian) foi um homem à frente do seu tempo. O ex-Diretor Presidente da Artenge precisou inovar muito, aproveitar as oportunidades e trabalhar duro para iniciar o Grupo Imai.

Quem sabe que de tempos em tempos uma crise surge aprende a se precaver e superá-las. Em 1929 a queda da bolsa de valores de Nova York já deu sinais de que o capitalismo tem algumas instabilidades. A primeira e a segunda guerra também foram momentos que marcaram a todos e que jamais serão esquecidos.

A Artenge atravessou períodos turbulentos como o da hiperinflação, que durou de meados de 1985 até 1994 com o Plano Real, que trouxe uma certa estabilidade para a nossa economia. Passamos pela crise de 2008 que paralisou o desenvolvimento da indústria e recentemente pela crise política que teve seu auge em 2016 a 2019. Mal tivemos tempo de nos recuperarmos e já temos que travar uma nova batalha em 2020 contra uma pandemia desconhecida.

Com tudo isso que já passamos, o que tornou esse grupo tão forte? Sua base. Mitomu Simamura iniciou esta indústria da construção civil há 53 anos. Neste período, Toshio Imai, formado em contabilidade e direito, era administrador da construtora. Logo após entregar a obra do Ginásio de Esportes Moringão, Toshio passou a ser sócio da empresa e alguns anos depois tornou-se sócio majoritário. Aqui inicia-se os primeiros aprendizados com ele: trabalhar duro, aproveitar as oportunidades e inovar. Esta é uma lição importante e precisamos sempre: nos qualificar e nos dedicar.

A construtora deu um grande passo para inovação na construção civil ao se unir à empresa japonesa Daiwa House nos anos 70, que trouxe novas tecnologias para a indústria da construção civil. Com isso a empresa contribuiu para o desenvolvimento econômico de Londrina e região.

No final da década de 80, a cidade estava num crescimento acelerado e precisava de muita força de trabalho e superação para seguir, e isso não faltava para Toshio Imai, que volta seus olhos para uma região ainda desabitada de Londrina.

Inicia-se então as obras na Gleba Palhano, sendo a Artenge a primeira construtora a edificar na região, na década de 90. Um trabalho pioneiro que viria a se tornar uma das regiões mais valorizadas de Londrina. Aproveitou as oportunidades e os anos dourados para investir e crescer. Investimentos sólidos que são um ”porto seguro” para muitas famílias que hoje passam mais tranquilas por este período de turbulência.

A principal lição de Toshio Imai sempre foi “acreditar no trabalho e no ser humano”, pois uma boa equipe é capaz de fazer um mundo melhor. E com muito trabalho contribuíram para o desenvolvimento de Londrina, que em poucos anos se tornou uma cidade grande e cosmopolita. Com isso, mantinha uma relação de fidelidade com seus colaboradores, o que era recíproco inclusive nos momentos mais difíceis.

Mas não para por aí. Ele também investiu em diferentes setores da indústria e produção. Acreditava ser importante ter empresas em setores diferentes, pois se uma crise prejudicasse um dos setores, teria outros para suprir. Sabia que uma crise dificilmente afeta todos as áreas econômicas. Não só nas empresas, mas as famílias também precisam ter profissões em setores diferentes. Se um atravessar a crise, a chance do outro ter dificuldades é menor e assim a família não compromete toda sua renda.

A empresa criou bases seguras e fortes para progredir nos períodos de crise, aproveitou bons momentos e se superou ao longo dos anos, mas sempre soube o momento de reduzir os riscos para seguir em frente. Assim tornou-se uma empresa que acompanha o desenvolvimento tecnológico e inovando para estar preparada para aproveitar as oportunidades, inclusive no pós-crise.

Saiba mais sobre a história! da Artenge e suas obras! .



Saiba mais:

- Planejamento Financeiro: A Chave para Adquirir um Apartamento

- Como Aproveitar o Reaquecimento da Economia para Crescer?

- Uma Vida Com Mais Sustentabilidade em Londrina

- Saúde Emocional para Se Planejar, Reinventar e Aproveitar Oporrtunidades

- É Hora de Repensar a Moradia e a Qualidade de Vida

- Novos Rumos para o Seu Futuro

- O Melhor da Vida Vai Chegar

- É Hora de Ter Uma Vida Mais Tranquila e Segura

- Aproveitar para Mudar ou Voltar para a Zona de Conforto?

- Preparando o Terreno para o Desenvolvimento

Compartilhar

Comente

show Room