check close

Artenge Construtora

Imposto de Renda 2020: Como Declarar Imóvel Financiado?
2020-04-06

Imposto de Renda 2020: Como Declarar Imóvel Financiado?

O Prazo de entrega foi prorrogado para 30 de junho.

Um imóvel financiado entra na categoria de Bens e Direitos, não na categoria de Dívida.

A Declaração de Imposto de Renda de Pessoas Físicas é um dos documentos solicitados para fazer um financiamento imobiliário, e deve estar em dia. Mas se você já tem um financiamento saiba neste artigo como declarar. Isso também vale para carros financiados e empréstimos como garantia.

Você fez um financiamento de um imóvel, e portanto deve prestar contas na declaração do Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF 2020). As informações sobre essas transações entram no campo “Bens e Direitos”.

Na descrição, coloque o apartamento, o banco que financiou e seu CNPJ, IPTU, endereço, matrícula, cartório em que foi registrado o imóvel e o valor integral que foi pago. Você deve selecionar o código do bem que vai declarar, por exemplo: 11 – apartamento; 12 – casa; 13 - terreno; 21 - veículo. Não se esqueça de acrescentar que o bem é financiado. No campo: “Situação em 31/12/2019”, você deve indicar somente o valor do que já está pago do financiamento até essa data, não o valor total do bem.

Deve ser declarado apenas o que efetivamente foi pago ao longo do ano de 2019. Se foi financiado em 2019, considere o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), as despesas cartorárias, o valor de comissão imobiliária e os juros do financiamento.


Compartilhar

Comente

show Room