check close

Artenge Construtora

Despesas com Transações Imobiliárias
2020-06-03

Despesas com Transações Imobiliárias

Para fazer um planejamento financeiro para aquisição de um imóvel é preciso considerar as taxas, impostos, documentação e todas as despesas com as transações imobiliárias.

Taxa de corretagem
Um imóvel pode ser comprado diretamente com o proprietário ou com um corretor. Como a profissão de corretor imobiliário é regulamentada por leis e conselhos de classe, eles têm direito a taxas de corretagem que variam de 4 a 8% do valor total do imóvel.

ITBI
O ITBI é o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis e pode variar de município para município. Em Londrina estes valores podem variar de 0,5% e 1,0% para rendas baixas e programas sociais à 2% do valor do imóvel para outras linhas de crédito, como o SBPE.

Funrejus
O FUNREJUS é a taxa do Fundo de Reequipamento do Poder Judiciário que corresponde a 0,2% do valor da escritura do imóvel.

Taxas bancárias
Quando se financia um imóvel os bancos cobram taxas e juros que podem variar. Tem várias modalidades de crédito atrelados à Texa Referencial (TR) ou à inflação (IPCA), também tem taxas pré-fixadas. Atualmente as taxas são as nenores da história com juros em torno de 6%, mas isso pode variar de acordo com as instituições bancárias ou com o momento econômico.

Escritura
Quando o imóvel é financiado no banco o próprio contrato já tem força de escritura. A Escritura Pública, sem a alienação, só é paga quando o imóvel é quitado, a taxa é cobrada em cartório, de acordo com o valor do bem adquirido. É possível consultar estes valores no Instituto de Registro Imobiliário no Brasil (IRIB).

Registro de Imóveis
Outra taxa que, de forma inevitável, fará parte da compra e venda de imóveis é a realização do Registro do Imóvel (RI), que custa na faixa de R$ 1.300,00, mas pode variar. Se informe com o vendedor sobre esta taxa.

Certidões
O comprador e o vendedor terão que apresentar algumas certidões no processo de transação e estas certidões também terão custos variados dependendo do que for solicitado pelo banco, cartórios ou prefeitura.
Esperamos ter ajudado no seu processo de planejamento financeiro para a compra da sua casa própria.



Saiba mais:

- Casa ou Apartamento? Privacidade ou Segurança?

- Planejando a Compra de Um Apartamento na Planta

- Fatores que Influenciam na Valorização de um Apartamento

- Você Conhece a Documentação Necessária para um Financiamento Imobiliário?

- Apartamento Decorado: Vale a Pena Visitar?

- O Lugar Perfeito para Morar: A Importância da Localização do Seu Apartamento

- O que Realmente Importa em um Lar?

- Imóveis Melhores com Parcelas Menores

- Patrimônio de Afetação para Segurança Jurídica na Compra na Planta

- Mercado Imobiliário, um Investimento Seguro

- Como Funciona o Financiamento Imobiliário?


Compartilhar

Comente

show Room