check close

Artenge Construtora

Consórcio ou Financiamento de Imóveis? Saiba qual é a melhor opção de crédito para investir!
2020-09-08

Consórcio ou Financiamento de Imóveis? Saiba qual é a melhor opção de crédito para investir!

Se você é daqueles que sabe que toda crise gera uma oportunidade, você vai investir, e provavelmente no mercado imobiliário.

O mercado imobiliário está estável neste período de pandemia, principalmente pelas oportunidades que se criaram, como os juros mais baixos da história, carência de 6 meses para começar a pagar a primeira parcela do financiamento, além dos preços estáveis, tornando este, um dos melhores investimentos neste momento.

E se você quer aproveitar este momento, só tem duas formas: comprar à vista ou financiar. Não dá tempo de esperar contemplar uma carta de crédito, pois isso pode levar anos e as oportunidades podem passar.

Nem sempre é possível pagar à vista e não acumular dívidas. Muitas vezes a opção é escolher pelo crédito, neste caso consórcio ou financiamento.

Fazendo um consórcio, você pagará taxa de administração, fundo de reserva e seguro, terá reajuste anual pelo INCC e não precisará dar entrada, mas dependerá dos sorteios ou lances para ser contemplado, além de estar sujeito a prazos menores para pagar com parcelas maiores.

No financiamento, você pagará taxas de juros, reajustes anuais pela TR ou IPCA (atualmente existe também a opção de juros pré-fixados), mas já recebe seu imóvel e para de pagar aluguel. Terá o prazo de até 30 anos para pagar, e fazendo uma boa escolha do imóvel, poderá ter uma ótima valorização. Terá que pagar uma entrada, mas ela poderá ser negociada e parcelada.

No final das contas são dois créditos bem distintos, ambas com vantagens e desvantagens, pois possuem taxas que pesam ao final da compra, sem contar o período que você continuará pagando aluguel. Porém, uma coisa é certa: estes encargos normalmente são mais baratos que gastar com aluguéis. E você ainda estará investindo em um patrimônio seu!

Se você ainda não definiu no imóvel em que vai morar, pode aproveitar por enquanto para fazer uma poupança. Assim, quando você encontrar o imóvel adequado para você e sua família, poderá dar uma boa entrada e diminuir os encargos das prestações.



Saiba mais:

- Casa ou Apartamento? Privacidade ou Segurança?

- Planejando a Compra de Um Apartamento na Planta

- Fatores que Influenciam na Valorização de um Apartamento

- Você Conhece a Documentação Necessária para um Financiamento Imobiliário?

- Apartamento Decorado: Vale a Pena Visitar?

- O Lugar Perfeito para Morar: A Importância da Localização do Seu Apartamento

- O que Realmente Importa em um Lar?

- Imóveis Melhores com Parcelas Menores

- Patrimônio de Afetação para Segurança Jurídica na Compra na Planta

- Mercado Imobiliário, um Investimento Seguro

- Como Funciona o Financiamento Imobiliário?

- Despesas com Transações Imobiliárias

Compartilhar

Comente

show Room