check close

Artenge Construtora

Como Aproveitar o Reaquecimento da Economia para Crescer?
2019-10-15

Como Aproveitar o Reaquecimento da Economia para Crescer?

Se você não encontrou oportunidades para crescer durante a crise, a boa notícia é que ela pode estar no fim. Alguns setores, como o da Construção Civil, já apresentam sinais de retomada no crescimento e aumento no número de contratações.

Durante a crise, muita gente aproveitou para estudar, se aperfeiçoar ou se especializar. Algumas empresas buscaram inovar e investir em novas tecnologias. E pode acreditar existem muitas oportunidades neste cenário de crise. Por exemplo, muitas empresas aproveitam este momento para oferecerem serviços e produtos inovadores. Muitas startups surgiram com muitas vagas e novas profissões, além das vagas no setor de tecnologia da informação, que não parou de crescer.

Estes períodos promovem momentos propícios para empresas e pessoas evoluírem e se desenvolverem. Muitos não acompanham estas mudanças e ficam para trás, outros aproveitam o momento para mudar e acompanhar esta evolução.

Para aproveitar estas oportunidades e as próximas, é preciso ter propósito, determinação, empenho e vontade de trabalhar, desaprender, aprender e mudar. Faça um planejamento estratégico da sua própria carreira, analise o futuro da sua profissão e as novas possibilidades, planeje o melhor caminho e o que será preciso para alcança-lo, estabeleça prazos, objetivos e metas e se esforce para atingi-los.

Em uma de suas teorias, Charles Darwin disse: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”. Pense nisso.

Não vá pensar que os negócios vão parar, que as pessoas vão parar de consumir, que tudo vai fechar. Os negócios só vão se transformar, novas profissões surgirão, teremos novas soluções para novas necessidades.

Além da crise tivemos um período de mudanças tecnológicas e de comportamento dos consumidores. É preciso entender que estas mudanças fazem muita diferença e que muitos ainda não perceberam isso. As novas gerações estão entrando no mercado de trabalho, estão se tornando uma força de consumo muito grande, usam muito bem a tecnologia e estão buscando profissões inovadores e promissoras.

Estudos preveem que em 2025 cerca de 75% da força de trabalho será ocupada por esta nova geração, e em 2018 eles ultrapassarão a geração anterior em poder de compra. Eles estão mais conectados e acostumados a usar a tecnologia para facilitar o dia-a-dia e aproveitar melhor seu tempo.

Agora surge um novo momento: o de reaquecimento. E este momento traz mais oportunidades, bem explícitas, com muitas vagas e muitos investimentos. É hora de analisar onde estão surgindo estas oportunidades e se preparar para elas.

O primeiro passo é o planejamento. Você pode começar por uma auto avaliação: em que você pode melhorar. E se precisar mudar, pesquise qual o rumo deve seguir. Às vezes é preciso deixar algumas coisas para trás e desaprender. Você pode ser especialista em algo que está obsoleto, então desapegue disso.

Depois comece a investir em você: foque em algo e estude. Se especialize. Não adianta querer saber tudo. Neste momento as empresas precisam de especialistas no que fazem. Você pode encontrar ótimas oportunidades se for especialista em pinturas de fachadas, por exemplo, mas também pode ser muito bom se você puder ser um especialista em inteligência artificial. E seja sempre proativo. Aonde você pode chegar só depende de você, do seu esforço e dedicação.

Mantenha-se motivado, trace metas para sua vida além do trabalho: para sua família. Reserve tempo para você e para eles. Faça isso em equipe, com muita transparência, deixe sua família te ajudar a atingir estas metas e objetivos.

Por fim, esteja atento. Muitas vezes você terá uma pequena oportunidade, que lhe abrirá portas, ou poderá transformá-la em sua melhor chance de sucesso profissional. Certamente ninguém gosta de passar por um momento tão difícil, mas quem tiver mais força para superá-lo também poderá encontrar nele sua melhor oportunidade de se destacar.

Conquistando uma boa oportunidade você terá mais estabilidade financeira e poderá planejar a compra de um carro novo, de uma residência melhor numa localização mais estratégica e com mais qualidade de vida para sua família. Então arregace as mangas e prossiga!



Compartilhar

Comente

show Room