
Em coletiva nesta quinta-feira, 02 de julho, o Presidente da Caixa, Pedro Guimarães, e o Vice-presidente de Habitação, Jair Mahl, apresentaram os resultados do último semestre dos financiamentos habitacionais e novas medidas para o setor da construção civil.
No último semestre, mesmo em meio à pandemia, a construção apresentou resultados muito bons. Em julho, obteve um recorde de R$ 11,1 bilhões contratados; de janeiro a julho de 2020 foram 48,21 bilhões, um aumento de 21,73% em relação ao mesmo período de 2019.
A confiança do setor da construção civil também vem aumentando e é a maior entre os setores econômicos: são 68% de confiança em maio, frente 65% em abril. O saldo de emprego também volta a crescer, de -70 mil em abril para -19 mil em junho, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
As novas medidas para as pessoas físicas são: a inclusão dos custos de cartórios e do ITBI no financiamento imobiliário, e o registro eletrônico de contrato habitacional, um avanço para desburocratizar a aquisição da casa própria, que reduz em média de 45 para 5 dias o tempo de registro.
Já as medidas para as construtoras tendem a incentivar novos lançamentos, e ajudar a manter as obras em ritmo acelerado. Como resultado, o setor da construção civil deve gerar mais empregos e injetar mais recursos na economia, puxando assim o crescimento e a retomada pós-crise.
As construtoras poderão utilizar os recursos de repasse erecebíveis para o pagamento de encargos dos empreendimentos (isso exclusivo para o SBPE). Além disso, está flexibilizada a comercialização mínima de 30% para 15% para novos empreendimentos e exigência de capital mínima de 15% para novos empreendimentos.
Atualmente a Caixa tem 5.603 empreendimentos com obras em andamento, num total de 740 mil unidades em construção. A demanda está bem aquecida, com cerca de 2.000 contratos diários.
Estas medidas visam manter o crescimento econômico, acirrando a concorrência, reduzindo ainda mais os juros para financiamento imobiliário e implantando mais medidas para desburocratizar o financiamento para a compra de imóveis.
Saiba mais:
- Apartamento com 3 Quartos em Londrina, com Sacada, Suíte e Opção para Home Office
- Área de Lazer Completa, Muito Mais Conforto e Qualidade de Vida no Santorini
- Torre Santorini: A Torre mais Charmosa do Alto da Av. Inglaterra, em Londrina
- Diferenciais que Valorizam o Torre Santorini
- Conheça o Alto da Inglaterra, uma Região Charmosa de Londrina
- Residencial Torre Santorini: More Perto de Escolas e Universidades em Londrina, para a Melhor Educação dos Seus Filhos!
- Apartamento a Venda no Alto da Inglaterra, em Londrina
E as taxas de juros são as menores da série histórica.
Estudo da CBIC aponta crescimento das vendas.
No Alto da Inglaterra, em Londrina
Um mercado resiliente.
Uma ótima oportunidade!
Agosto teve a melhor marca desde o início da série histórica.
É preciso ter consciência das mudanças e se reorganizar.
Taxa de 6,25% a.a. + TR
Investimento que gera desenvolvimento para Londrina