check close

Artenge Construtora

Linhas de Financiamentos SBPE e  Pró-Cotista: O que são, quais as diferenças e como funcionam?
30/11/2020

Linhas de Financiamentos SBPE e Pró-Cotista: O que são, quais as diferenças e como funcionam?

As pessoas que buscam comprar imóveis fora dos programas habitacionais e SFH (MCMV e atualmente Casa Verde e Amarela), começam a entrar nas faixas de financiamentos chamadas ‘SBPE.’ Porém, esta não é a única linha de financiamento para imóveis com preços maiores que os dos programas habitacionais. Existe também o FGTS e a Linha Pró-Cotista.

SBPE significa Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, que determina que agentes financeiros destinem uma parcela mínima dos recursos de suas cadernetas de poupança para oferecer crédito imobiliário para a população. Esta linha de financiamento permite que você financie outros imóveis, mesmo que você já tenha outros imóveis em seu nome. Inclusive você pode adquirir imóveis em outros municípios se desejar. Esta modalidade também pode ser usada para financiar imóveis comerciais para pessoas jurídicas.

Esta linha não tem limites preestabelecidos, porém não é possível usar os recursos do FGTS, e também não pode comprometer mais de 30% da renda bruta da família com as prestações. Os financiamentos são feitos em até 420 meses, ou seja, 35 anos, podendo financiar até 80% do valor do imóvel, seja ele novo ou usado.

Já a linha Pró-cotista é destinada somente para os trabalhadores que tem contas vinculadas ao FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Contudo, o Conselho Curador do FGTS aprova um valor máximo anualmente, tornando o número de financiamentos limitados, por isso esta linha fica indisponível em algumas épocas do ano.

Entre as regras específicas para a linha Pró-cotista estão: ter contribuído por pelo menos 3 anos para o FGTS, consecutivos ou não, e estar trabalhando, ou ter pelo menos 10% do valor do imóvel na conta do FGTS na data da concessão do financiamento. Nesta modalidade, o crédito imobiliário fica limitado à R$ 1,5 milhão para custear imóveis novos ou usados, podendo ser financiado até 80% do imóvel, de acordo com o banco, num prazo de até 30 anos.

A linha Pró-cotista só permite financiamentos de imóveis para uso residencial do comprador, em área urbana, podendo ser novo ou usado. Deve ser também o único imóvel em nome do comprador, que não pode ter outro imóvel vinculado ao seu CPF e nem ter outro financiamento no Sistema Financeiro de Habitação.

Outras regras para ambos os casos são: não é permitido comprometer mais que 30% da renda familiar bruta com as prestações do financiamento; e o imóvel estará sujeito à alienação fiduciária.

Ao financiar o seu imóvel, verifique com o gerente do seu banco se a linha Pró-cotista está disponível, e se você está habilitado para esta modalidade de crédito imobiliário. Aproveite para simular seu financiamento na linha SBPE e confira qual a melhor opção para financiar seu imóvel.



Saiba mais:

- Casa ou Apartamento? Privacidade ou Segurança?

- Planejando a Compra de Um Apartamento na Planta

- Fatores que Influenciam na Valorização de um Apartamento

- Você Conhece a Documentação Necessária para um Financiamento Imobiliário?

- Apartamento Decorado: Vale a Pena Visitar?

- O Lugar Perfeito para Morar: A Importância da Localização do Seu Apartamento

- O que Realmente Importa em um Lar?

- Imóveis Melhores com Parcelas Menores

- Patrimônio de Afetação para Segurança Jurídica na Compra na Planta

- Mercado Imobiliário, um Investimento Seguro

- Como Funciona o Financiamento Imobiliário?

- Despesas com Transações Imobiliárias

- O INCC e a Valorização do Imóvel

Compartilhar

Comente

show Room